Época 2010 - Formula 1

Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

Para a McLaren e Button bastou, de novo "JUNTAR ÁGUA".
Tal como aconteceu em Melbourne, bastou juntar água para que a F1 vivesse de novo, mais um domingo emotivo e Jenson Button ganhasse.

Foi a 9ª vitória da carreira de Button, tornando-se no 7º piloto diferente a vencer em 7 anos de GP da China (antes Barrichello, Alonso, Schumacher, Raikkonen, Hamilton e Vettel).
A McLaren voltou 3 anos depois a uma dobradinha e com isso colocou não só Button no comando do mundial como também a escuderia de Woking é agora a líder do campeonato de construtores.
Imagem

CHOVE, NÃO CHOVE
Em Xangai, a corrida começou porém com pista meio seca.
Apenas algumas voltas corridas e São Pedro começou a mexer com as coisas.
Nunca chovendo copiosamente, o certo é que de aguaceiro em aguaceiro, muitos foram os pilotos que rumaram às boxes para mudarem de pneus.

E aí foi logo no primeiro aguaceiro que a corrida se começou a decidir.
Pilotos como Nico Rosberg, Jenson Button e Robert Kubica mantiveram-se em pista.
Ao contrário do que os outros pensaram, a pista voltou a secar e assim este trio ganhou vantagem de pista e permitiu dominar a estratégia no resto da corrida.
Imagem

ALONSO QUEIMA LARGADA

Na largada, Fernando Alonso queimou a partida e viu-se na obrigação de fazer um drive through pela via das boxes, perdendo posição de pista, ainda assim beneficiando de um segundo safety car, no momento em que Alguersuari partiu a asa frontal do Toro Rosso, deixando detritos em pista.
Imagem

Safety Car que avançou para a pista logo na 1ª volta de corrida, depois de um acidente resultante de despiste do Force India de Liuzzi que levou consigo em frente Buemi e Kobayashi.

Uma corrida que com chuva voltou a ter, a exemplo da Malásia, com despistes, dificuldades de controlo dos carros, ultrapassagens, até mesmo na entrada da pit lane.
ROSBERG EM GRANDE

Após Alonso ter cumprido a penalização e os Red Bull terem colocado intermédios, Rosberg comandou o GP até ao momento em que errou numa travagem e deixou Button aproximar-se.
Estávamos na volta 19 e o inglês tirando partido do sistema FDuct que garante maior velocidade de ponta nas longas rectas de Xangai, passou para a frente da corrida.

De trás para a frente, Lewis Hamilton, embrulhado nas primeiras voltas, lá se foi despachando um por um, de Webber, Vettel, Schumacher, Petrov e Kubica.
O inglês achou-se atrás de Rosberg que entretanto estava a perder tempo atrás de Button. Naquela que foi a sua 4ª passagem pelas boxes (bem mais do que as 2 que fizeram Button e Rosberg), Hamilton tirou partido de uma volta muito boa para que após o pitstop de Rosberg, assumisse a segunda posição de corrida e garantisse a 1ª dobradinha da McLaren desde o GP de Itália de 2007.
Imagem

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA CHINA

1º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 56 voltas em 1h44m42s163
2º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 1s530
3º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 9s484
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 11s869
5º - Robert Kubica (POL) Renault - a 22s213
6º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 33s310
7º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 47s600
8º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 52s172
9º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 57s796
10º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 1m01s749
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 1m02s874
12º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 1m03s665
13º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 1m11s416
14º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a uma volta
15º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a uma volta
16º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a duas voltas
17º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a quatro voltas

Abandonaram

Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a 29 voltas/mecânico
Lucas di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a 47 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 48 voltas/motor
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 56 voltas/colisão
Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 56 voltas/colisão
Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 56 voltas/colisão
Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a 56 voltas/colisão

Mundial de Pilotos

1. Jenson Button – 60 pts
2. Nico Rosberg – 50 pts
3. Fernando Alonso – 49 pts
4. Lewis Hamilton – 49 pts
5. Sebastian Vettel – 45 pts
6. Felipe Massa – 41 pts
7. Robert Kubica – 40 pts
8. Mark Webber – 28 pts
9. Adrian Sutil – 10 pts
10. Michael Schumacher – 10 pts
11. Vitantonio Liuzzi – 8 pts
12. Vitaly Petrov – 6 pts
13. Rubens Barrichello – 5 pts
14. Jaime Alguersuari – 2 pts
15. Nico Hulkenberg – 1 pt

Mundial de Construtores

1. McLaren-Mercedes – 109 pts
2. Ferrari – 90 pts
3. RBR-Renault – 73 pts
4. Mercedes GP – 60 pts
5. Renault – 46 pts
6. Force India-Mercedes – 18 pts
7. Williams-Cosworth – 6 pts
8. STR-Ferrari – 2 pts

Próximo grande prémio
Espanha (Barcelona)

Imagem

* Primeiro GP de F1: 29/9/1991
* Capacidade: 107 mil pessoas
* Distância de volta: 4,655 km
* Voltas: 66 (307,104 km)
* Curvas: 16
* Velocidade máxima: 325 km/h
* Pole 2009: Jenson Button (Brawn)

* 07/5 Treino livre
* 07/5 Treino livre
* 08/5 Treino livre
* 08/5 Classificação
* 09/5 Corrida
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Noticias

GP Índia entra no “circo” em 2011
Imagem

O “patrão” da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, revelou que o campeonato Mundial será disputado em 20 circuitos na próxima temporada, acrescentando o Grande Prémio da Índia aos 19 já existentes no calendário.

Assim, Ecclestone, para além de confirmar a prova da Índia, também assegura que os grandes prémios da China e Turquia permanecerão no “circo” em 2011, mesmo tendo em conta o pouco interesse da população daqueles países e da falta de promoção das provas.

«Ninguém sabe, nesta cidade, que se disputa esta corrida», vincou o presidente da FOM, em declarações na sala de imprensa do circuito de Xangai, argumentando que o desconhecimento dos chineses se deve «à falta de promoção da corrida».

Imagem
Ferrari descobre falha nos motores

A Ferrari descobriu a origem do sobreaquecimento dos motores no início desta época, que já levou Fernando Alonso a destruir dois motores, um no Grande Prémio da Malásia e outro nos treinos-livres na China.

Segundo a Auto Motor Und Sport, o problema reside nas válvulas pneumáticas, que deixam escapar muito ar, provocando os sobreaquecimentos.

O motor é o mesmo da temporada passada, mas foram feitas modificações no sistema de refrigeração para corresponder às novas regras da Fórmula 1.

Agora, a escuderia italiana vai pedir autorização à FIA para proceder às devidas alterações ao motor, de forma a não ocorrer novamente o mesmo problema.

Imagem
Polegares de Alonso seguros por 10 milhões de euros

OS polegares de Fernando Alonso tornaram-se, provavelmente, os mais valiosos do Mundo, mas também os mais protegidos.
O espanhol bi-campeão do Mundo (conquistou o título em 2005 e 2006) ganhou um seguro de vida e contra acidentes pessoais do banco espanhol que patrocina a Ferrari, o qual contempla uma apólice especial que protege... os polegares do piloto, no valor de 10 milhões de euros.

«Os polegares de Alonso são um símbolo.
Além de essenciais na pilotagem de um carro de F1, servem para fazer o sinal de vitória e mostram que está tudo sob controlo e bem protegido», justificou o patrocinador.

«O facto de ter uma profissão de risco fez-me compreender que a protecção é um aspecto fundamental», considerou, por sua vez, o piloto da Ferrari, que vai ter oportunidade de colocar os polegares à prova no próximo domingo, no primeiro GP do ano na Europa, precisamente no seu país, no circuito de Barcelona.
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

"É mais fácil encontrar uma virgem de 50 anos do que patrocinadores"

Imagem

O gestor de marketing de Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, afirmou hoje que "é mais fácil encontrar uma virgem de 50 anos do que patrocinadores" para o piloto alemão.

"A sua 'venda' não funciona como eu esperava, mas sim com muitas reservas", admitiu Willi Weber, que descobriu o talento de Schumacher para o automobilismo, ao jornal Bild.

Weber considerou que "existe um certo cansaço com Schumacher", acrescentando:
"As pessoas pensam: Meu Deus, que equipa representa agora.
Só o conheciam como sendo sempre um ganhador".

"Antes, havia bancadas cheias de bonés da Ferrari.
Agora, podem contar-se pelos dedos de uma mão os bonés prateados (da equipa Mercedes).
Não é fácil encontrar patrocinadores", afirmou.

Segundo Willi Weber, "esteja onde estiver, Sebastian Vettel (Red Bull/Renault) é o novo Schumi.
Nos cartazes, na publicidade é agora o número um.
Michael deixou um espaço que Sebastian soube ocupar".

Willi Weber admite que "é preciso um milagre para que Schumacher lute este ano pelo Mundial" e acrescenta:
"Creio que será preciso chegar a 2011 para controlar a equipa".
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

A F1 entra na Europa, este fim-de-semana com a 5ª ronda do mundial.
Nos primeiros treinos livres, na manhã de 6ª feira, a McLaren recomeçou onde deixou as contas no recente GP da China.
Ou seja, com os melhores tempos

Lewis Hamilton rodou em 1.21s134, melhor que Button, o líder do mundial, que gastou no treino matinal mais 0,538s.
Michael Schumacher com o W01 com peso redistribuído e apostando em melhorar prestação, foi o 3º mais rápido.
Schumi bateu numa das poucas vezes, o companheiro Nico Rosberg, e por mais de 3 décimas.

A Ferrari usa em estreia o seu novo sistema duto frontal e também uma nova asa traseira, apesar disso Alonso e Massa foram apenas 8º e 12º.

Os dois Renaults voltaram a fixar-se no TOP10.

Sessão marcou pelo regresso à pista de Christian Klien, agora no papel de piloto de testes da HRT.
Na estreia e em substituição no treino livre, do indiano Karum Chandhok, o austríaco fez até melhor que o brasileiro Bruno Senna, na 1ª vez que mexeu no carro.

TEMPOS DO 1º TREINO LIVRE

1. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:21.134
2. Jenson Button McLaren-Mercedes 1:21.672
3. Michael Schumacher Mercedes GP 1:21.716
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1:22.011
5. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1:22.026
6. Nico Rosberg Mercedes GP 1:22.070
7. Robert Kubica Renault 1:22.202
8. Fernando Alonso Ferrari 1:22.258
9. Vitaly Petrov Renault 1:22.397
10. Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 1:22.492
11. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1:22.588
12. Felipe Massa Ferrari 1:22.975
13. Paul di Resta Force India-Mercedes 1:23.030
14. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1:23.110
15. Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 1:23.284
16. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1:23.312
17. Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 1:23.471
18. Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 1:25.329
19. Jarno Trulli Lotus-Cosworth 1:26.244
20. Timo Glock Virgin-Cosworth 1:26.340
21. Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 1:26.694
22. Christian Klien HRT-Cosworth 1:27.250
23. Bruno Senna HRT-Cosworth 1:27.752
24. Pedro de la Rosa BMW Sauber-Ferrari s/Tempo
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

A Red Bull-Renault dominou a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha, quinta etapa do mundial de Fórmula 1, com Sebastian Vettel a estabelecer o melhor tempo, superando o seu colega de equipa Mark Webber.

Michael Schumacher, em Mercedes, foi terceiro, repetindo a mesma posição alcançada na primeira sessão de treinos livres, dominada pelos McLaren Mercedes, com Hamilton a bater Jenson Button.

Em quarto ficou o espanhol Fernando Alonso, em Ferrari, seguido de Lewis Hamilton (McLaren Mercedes) e o polaco Robert Kubica (Renault).

Tempos da segunda sessão de treinos livres:
1. Sebastian Vettel (Alemnaha), Red Bull-Renault, 1:19.965
2. Mark Webber (Austrália), Red Bull-Renault, 1:20.175, a 0.210
3. Michael Schumacher (Alemanha), Mercedes GP, 1:20.757, a 0.792
4. Fernando Alonso (Espanha), Ferrari, 1:20.819, a 0.854
5. Lewis Hamilton (Grã-Bretanha), McLaren-Mercedes, 1:21.191, a 1.226
6. Robert Kubica (Polónia), Renault, 1:21.202, a 1.237
7. Nico Rosberg (Alemanha), Mercedes GP, 1:21.271, a 1.306
8. Felipe Massa (Brasil), Ferrari, 1:21.302, a 1.337
9. Jenso Button (Grã-Bretanha), McLaren-Mercedes, 1:21.364, a 1.399
10. Adrian Sutil (Alemanha), Force India-Mercedes, 1:21.518, a 1.553
11. Pedro de la Rosa (Espanha), BMW Sauber-Ferrari, 1:21.672, a 1.707
12. Vitantonio Liuzzi (Itália), Force India-Mercedes, 1:21.904, a 1.939
13. Kamui Kobayashi (Japão), BMW Sauber-Ferrari, 1:21.931, a 1.966
14. Sébastien Buemi (Suíça), Toro Rosso-Ferrari, 1:22.184, a 2.219
15. Rubens Barrichello (Brasil), Williams-Cosworth, 1:22.192, a 2.227
16. Vitaly Petrov (Rússia), Renault, 1:22.435, a 2.470
17. Jaime Alguersuari (Espanha), Toro Rosso-Ferrari, 1:22.449, a 2.484
18. Nico Hulkenberg (Alemanha), Williams-Cosworth, 1:23.765, a 3.800
19. Jarno Trulli (Itália), Lotus-Cosworth, 1:24.209, a 4.244
20. Heikki Kovalainen (Finlândia), Lotus-Cosworth, 1:24.894, a 4.929
21. Lucas di Grassi (Brasil), Virgin-Cosworth, 1:25.066, a 5.101
22. Karun Chandhok (Índia) Hispania-Cosworth, 1:25.972, a 6.007
23. Bruno Senna (Brasil), Hispania-Cosworth, 1:26.152, a 6.187
24. Timo Glock (Alemanha), Virgin-Cosworth, 1:26.596, a 6.631
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

A Red Bull, depois de várias tentativas, vai conseguindo criar um “mundo próprio” na Fórmula 1.
O domínio mostrado nos treinos livres para o GP da Espanha, quinta etapa da temporada, foi comprovado com a primeira fila no grid de largada para a corrida deste domingo, dia 9.

Porém, diferente do que aconteceu nas sessões livres, o mais rápido foi o australiano Mark Webber, com o tempo de 1:19.995 – único abaixo de 1:20 -, deixando o alemão Sebastian Vettel com a segunda colocação.

Nove décimos atrás do pole-position, o terceiro colocado no grid é Lewis Hamilton, que terá Fernando Alonso ao seu lado na segunda fila.
O quinto no grid será o inglês Jenson Button, líder do mundial.
Pela primeira vez a frente do companheiro de equipe, Michael Schumacher é quem fecha a terceira fila.

Sempre entre os dez mais rápidos, o polonês Robert Kubica cravou o sétimo tempo na sessão, com Nico Rosberg ficando em oitavo.
Uma das decepções da classificação foi o brasileiro Felipe Massa, que ficou quase a seis décimos de Alonso e largará apenas em nono.
Fechando os dez melhor, a surpresa japonesa Kamui Kobayashi, que levou a Sauber pela primeira vez ao Q3.

Outra surpresa negativa do treino também acabou ficando com um brasileiro.
Rubens Barrichello foi, ao lado dos seis pilotos das três equipes do fundo, um dos sete eliminados ainda na primeira parte do treino.
O piloto culpou o tráfego e o rádio da Williams como os principais factores que contribuíram para a eliminação precoce.

Na primeira parte do treino, os eliminados foram:
Senna, Chandhok, Di Grassi, Glock Kovalainen, Trulli e Barrichello.
Eis os eliminados do Q2: Liuzzi, Alguersuari, Buemi, Petrov, Hulkenberg, De la Rosa e Sutil.

A grelha de largada:

1) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1:19.995
2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1:20.101
3) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1:20.829
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1:20.937
5) Jenson Button (ING/McLaren), 1:20.991
6) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 1:21.294
7) Robert Kubica (POL/Renault), 1:21.353
8) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 1:21.408
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1:21.585
10) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber), 1:21.984
11) Adrian Sutil (ALE/Force India), [Q2] 1:21.985
12) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber), [Q2] 1:22.026
13) Nico Hulkenberg (ALE/Williams), [Q2] 1:22.131
14) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), [Q2] 1:22.191
15) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), [Q2] 1:22.207
16) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), [Q2] 1:22.854
17) Rubens Barrichello (BRA/Williams), [Q1] 1:23.125
18) Jarno Trulli (ITA/Lotus), [Q1] 1:24.674
19) Vitaly Petrov (RUS/Renault), [Q2] 1:22.139 *
20) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), [Q1] 1:24.748
21) Bruno Senna (BRA/HRT), [Q1] 1:27.122
22) Timo Glock (ALE/Virgin), [Q1] 1:25.475 *
23) Lucas di Grassi (BRA/Virgin), [Q1] 1:25.556 *
24) Karun Chandhok (IND/HRT), [Q1] 1:26.750 *

* punido com a perda de cinco posições
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

Depois de conquistar a pole position no sábado, o australiano foi inalcançável ao longo de toda a corrida, liderando do princípio ao fim e confirmando a tendência de vitórias do homem que sai da pole (nos últimos 10 anos o pole sempre venceu em Barcelona ).

Como sempre acontece na pista catalã, a corrida foi quase sempre aborrecida, sem ultrapassagens num comboio por manifesta falta de zonas de passagem.

Por isso Button rodou mais de metade da corrida atrás de Schumacher que o travou, tal como a Massa atrás de si, no 5º lugar.

A Red Bull falhou a dobradinha por um conjunto de problemas que afectaram Sebastian Vettel.
O pit stop do alemão deu em problema com a colocação de uma das rodas frontais, o que permitiu que Hamilton na sua operação in-extremis, regressasse à pista já em segundo.

Já no final, Vettel sentiu menos eficácia com os pneus mais duros e no final com os travões que o levaram mesmo a uma saída de pista e a perder mais uma posição para Fernando Alonso.

A 2 voltas do final, Lewis Hamilton viu o pneu frontal esquerdo ceder numa curva de grande pressão sobre esse mesmo lado.
O inglês acabou encostado ao rail, deitando por terra uma enorme corrida e resultado que lhe daria a vice liderança do mundial a apenas 1 ponto do seu colega de equipa.

Com o abandono inesperado de Hamilton, Alonso ascendeu ao 2º lugar e Vettel regressou a posição de pódio.

Michael Schumacher, ao volante do W01 renovado, mostrou-se na sua melhor corrida desde o regresso à competição, travando em defesa durante toda a prova Button e Massa atrás de si. Ainda assim muito melhor que o seu companheiro Nico Rosberg.

Mas Webber foi um piloto de uma liga diferente, na tarde de Barcelona. Depois da pole, liderou do princípio ao fim, apenas lhe escapando a volta mais rápida de corrida para obter o Grand Chelem, que consagra um domínio em toda a estatística de corrida, algo que apenas aconteceu a 20 pilotos na história.

Foi o 3º triunfo da carreira de Webber, o primeiro em 2010 e a 8ª vitória de sempre da Red Bull, segundo de 2010.

O triunfo coloca Webber na 4º posição do campeonato a uma semana da ronda da próxima semana, o GP do Mónaco.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 66 voltas, 1h35min44s101
2.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 24s065
3.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 51s338
4.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min02s195
5.º - Jenson Button (ING/McLaren), a 1min03s728
6.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min05s767
7.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1min12s941
8.º - Robert Kubica (POL/Renault), a 1min13s677
9.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1 volta
10.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
11.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
12.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1 volta
13.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
14.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 2 voltas
15.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 2 voltas
16.º - Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 2 voltas
17.º - Jarno Trulli (ITA/Lotus), a 3 voltas
18.º - Timo Glock (ALE/Virgin), a 3 voltas
19.º - Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), a 4 voltas

Volta mais rápida: Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1:24s357

MUNDIAL DE PILOTOS

1.º - Jenson Button, 70 pontos
2.º - Fernando Alonso, 67
3.º - Sebastian Vettel, 60
4.º - Mark Webber, 53
5.º - Nico Rosberg, 50
6.º - Lewis Hamilton, 49,
7.º - Felipe Massa, 49
8.º - Robert Kubica, 44
9.º - Michael Schumacher, 22
10.º - Adrian Sutil, 16
11.º - Vitantonio Liuzzi, 8
12.º - Rubens Barrichello, 7
13.º - Vitaly Petrov, 6
14.º - Jaime Alguersuari, 3
15.º - Nico Hulkenberg, 1

MUNDIAL DE EQUIPAS

1.º - McLaren, 119 pontos
2.º - Ferrari, 116
3.º - Red Bull, 113
4.º - Mercedes, 60
5.º - Renault, 46
6.º - Force India, 24
7.º - Mercedes, 12
8.º - Williams, 8
9.º - Renault, 4, 10.º - Toro Rosso, 3.

Próxima corrida
Grande prémio do Mónaco
16 de Maio
Imagem

Lap Distance: 2.075miles/3.3200km
Lap Record:1:14.439 - M Schumacher (2004)
Race Distance: 161.850miles/258.9600km
Number of Laps: 78
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

O piloto espanhol já havia feito o tempo mais rápido durante a manhã, acabando por repetir o seu feito na segunda sessão de treinos livres, graças a uma volta em 1.14,904s, que se demonstrou imbatível ao longo do ensaio.
Ainda assim, o equilíbrio foi muito grande nos lugares da frente, com os 11 primeiros da sessão a caberem no espaço de pouco mais de oito décimos.

Atrás de Alonso colocou-se Nico Rosberg, com o piloto da Mercedes a ficar a 0,109s do homem da Mercedes, ao passo que Sebastian Vettel (Red Bull) registou o terceiro posto, a 0,195s.

Felipe Massa foi o quarto, também ele com um Ferrari, colocando-se na frente de Michael Schumacher, com o heptacampeão a registar o quinto tempo.
Tal como já havia feito da parte da manhã, Robert Kubica esteve muito bem com o Renault, levando o monolugar francês ao sexto posto, imediatamente à frente de Lewis Hamilton, com o McLaren-Mercedes.
Habitualmente muito fortes nos treinos de sexta-feira, os McLaren estiveram mais discretos no dia de hoje, já que Jenson Button foi o nono, ficando com o Force India de Adrian Sutil pelo meio.

O vencedor do GP de Espanha, Mark Webber, encerrou o lote dos dez mais velozes, ao volante do Red Bull, deixando atrás de si Vitaly Petrov, com o segundo Renault.
Depois dos 11 primeiros, verifica-se a existência de cerca de meio segundo de diferença para o 12º, que foi Sébastien Buemi, com o Toro Rosso.

Lotus e Virgin destacam-se

Vicissitude de se tratar de um circuito citadino em que o talento dos pilotos é muito importante, os Lotus e os Virgin conseguiram ficar mais perto das equipas que já participavam em 2009, com Heikki Kovalainen (Lotus) a ser o melhor e a ficar a pouco mais de três segundos do tempo mais rápido da sessão e a pouco mais de um segundo de Jaime Alguersuari, com um Toro Rosso.
Já os monolugares da HRT não esconderam as suas dificuldades de equilíbrio nas zonas de travagem do Mónaco, reflectindo-se isso nos tempos de Karun Chandhok, a mais de cinco segundos, e de Bruno Senna, último a mais de sete.
Além da falta de competitividade, a equipa continua a braços com problemas de fiabilidade que impedem os seus pilotos de rodarem sem limites.

De notar, ainda, o aparecimento de chuva ligeira perto do final da sessão, motivando mesmo algumas travagens falhadas e momentos delicados, como foi o caso com Felipe Massa, Lucas di Grassi, Michael Schumacher, entre outros.

Amanhã, sexta-feira, não se realizarão treinos de F1, que só regressam no sábado.
Os treinos livres 3 decorrerão às 10h00 e a qualificação às 13h00.


1 Alonso Ferrari 1.14,904s 36 Voltas
2 Rosberg Mercedes + 0,109 39
3 Vettel Red Bull-Renault + 0,195 47
4 Massa Ferrari + 0,216 44
5 Schumacher Mercedes + 0,239 38
6 Kubica Renault + 0,288 38
7 Hamilton McLaren-Mercedes + 0,345 32
8 Sutil Force India-Mercedes + 0,556 42
9 Button McLaren-Mercedes + 0,715 37
10 Webber Red Bull-Renault + 0,716 28
11 Petrov Renault + 0,842 44
12 Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1,372 46
13 Hulkenberg Williams-Cosworth + 1,444 48
14 Barrichello Williams-Cosworth + 1,618 37
15 Liuzzi Force India-Mercedes + 1,624 42
16 de la Rosa Sauber-Ferrari + 1,695 36
17 Kobayashi Sauber-Ferrari + 1,914 45
18 Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 2,119 28
19 Kovalainen Lotus-Cosworth + 3,280 47
20 di Grassi Virgin-Cosworth + 3,574 38
21 Trulli Lotus-Cosworth + 3,763 13
22 Glock Virgin-Cosworth + 3,817 41
23 Chandhok HRT-Cosworth + 5,409 35
24 Senna HRT-Cosworth + 7,244 11
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

O australiano Mark Webber (Red Bull) garantiu, este sábado, a «pole position» do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, para o qual o espanhol da Ferrari, Fernando Alonso, vai largar do último lugar da grelha.

Depois de ter largado da primeira posição no GP de Espanha - que acabaria também por vencer, Webber voltou a impor-se à concorrência pela segunda vez consecutiva fez a sua terceira «pole» da temporada e o pleno para a Red Bull, tendo encontrado no polaco Robert Kubica (Renault) o seu maior opositor.

O alemão Sebastian Vettel, companheiro de Mark Webber na Red Bull, largará da terceira posição, partilhando a segunda linha da grelha de partida com o brasileiro da Ferrari, Felipe Massa.

Mais atrás estará o campeão do Mundo Jenson Button, que não levou o seu Mclaren além da oitava posição.

Vítima de um despiste na terceira sessão de treinos livres, que danificou o chassis do Ferrari, Fernando Alonso viu-se arredado da sessão de qualificação e, em consequência, largará do último lugar da grelha atrás do indiano Karun Chandhok.

Grelha de partida:

1.ª linha
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
Robert Kubica (POL/Renault)

2.ª linha
Sebastian Vettel (GALE/Red Bull-Renault)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)

3.ª linha
Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

4.ª linha
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes)

5.ª linha
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)

6.ª linha
Nico Hülkenberg (ALE/Williams-Cosworth)
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)

7.ª llinha
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)
Vitaly Petrov (RUS/Renault)

8.ª linha
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)

9.ª linha
Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)

10.ª linha
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)

11.ª linha
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth)
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth)

12.ª linha
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

Imagem

A terceira sessão de treinos livres no circuito do Mónaco serviu para Fernando Alonso começar este Grande Prémio na última posição.
O piloto da Ferrari despistou-se os danos sofridos pelo monolugar não permitem a participação na sessão de qualificação.

O espanhol admitiu entretanto que não teve qualquer problema mecânico, que o acidente se deveu a um erro seu.
O carro acabou por embater de forma violenta contra os rails de protecção do lado direito da pista, na entrada para Massenet.
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Lancelot
Mensagens: 2868
Registado: segunda mai 04, 2009 7:37 pm

Re: Época 2010 - Formula 1

Mensagem por Lancelot »

Imagem

O tradicional carrossel voltou a brilhar nas ruas de Monte Carlo.
Numa corrida de poucas emoções, alguns acidentes e nada de ultrapassagens, valeu a condição estabelecida na largada.
Pole-position, Mark Webber garantiu a segunda vitória consecutiva nesta temporada.
O alemão Sebastian Vettel, para confirmar a soberania vivida pela Red Bull nesta fase da temporada, garantiu a segunda posição, ao ganhar a posição na largada, com Robert Kubica – a surpresa do fim de semana -, fechando o pódio com a Renault.

Na mesma posição em que largou quarto, Felipe Massa completou a prova, seguido por Lewis Hamilton, que também manteve a posição do treino.
Do sexto posto para trás o cenário muda um pouco, com Michael Schumacher terminando na sexta colocação, após ganhar uma posição em cima de Fernando Alonso, na última curva do circuito, após a saída do safety-car, na última volta da corrida.
A corrida feita pelo espanhol da Ferrari foi costruida ao longo das 78 voltas.
Depois de largar dos boxes, Alonso ultrapassou, mudou estratégia e conseguiu chegar aos pontos.

O oitavo colocado da corrida foi Nico Rosberg, com a dupla da Force India fechando a zona de pontuação, com Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi, respectivamente.
Dos 24 pilotos que compõe o grid, apenas 12 concluíram a prova.
Terminaram o GP: Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari, ambos da Toro Rosso.

Definição na largada, acidentes e safety-car

O início da corrida foi muito importante para o resultado final.
Na largada, Vettel ganhou a segunda posição do Kubica, para não mais perde-la até a bandeirada final.
Quem também fez uma grande largada foi o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, que saltou de nono para sexto.
Schumacher também ganhou a posição de Rosberg no início da prova.

Logo na primeira volta, o acidente de Nico Hulkenberg, companheiro de Barrichello na Williams, provocou a primeira entrada do Safety-car.
Voltas depois, ainda com o carro madrinha na pista, Jenson Button abandonou a corrida.
A situação foi bastante inusitada, já que o abandono aconteceu por um super-aquecimento, resultado de uma falha dos mecânicos da McLaren, que se esqueceram de destampar os tubos de ar dianteiro do carro.

O safety-car ficou na pista até a volta número sete e, durante este período, Alonso aproveitou para fazer a sua primeira e única parada de boxes, colocando pneus duros.
Depois disso, o espanhol iniciou uma série de ataques para cima dos pilotos das equipas novatas, ganhando cinco posições.
Então, aproveitando-se das paragens dos pilotos à frente e um ritmo forte de corrida, foi subindo nas posições.

Assim a corrida seguia, sem grandes surpresas, até a volta 37, quando Barrichello enfrentou um problema com sua Williams e bateu na subida para o cassino.
O acidente do brasileiro provocou a segunda entrada do safety-car.

Após a relargada, nova intervenção do carro prateado aconteceu quando a tampa do bueiro, na curva Massenet, local do acidente de Barrichello, escapou.
O safety-car ficou na pista por apenas três voltas.

Sem grandes surpresas a corrida seguiu para as voltas finais, até que restando três giros para a bandeirada, um acidente entre Jarno Trulli e Karun Chandhok provocou a última entrada do carro-madrinha.
Com a bandeira verde dada na reta principal, apenas para os pilotos cruzarem a linha, Schumacher atacou e passou Alonso na curva final, fechando em sexto.
A situação gerou bastante discussão sobre o que diz a regra.

Lideres empatados

Com o resultado de Mônaco, Webber e Vettel - dupla da Red Bull -, assumiram a liderança do campeonato, com 78 pontos.
O australiano leva vantagem por ter duas vitórias, contra uma do alemão.


Classificação GP Mónaco:

1. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 260,520 km em 1h50:13.355
2. Sebastian Vettel (GER/Red Bull-Renault), a 0.448
3. Robert Kubica (POL/Renault), a 1.675
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2.666
5. Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes), a 4.363
6. Michael Schumacher (GER/Mercedes), a 5.712
7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 6.341
8. Nico Rosberg (GER/Mercedes), a 6.651
9. Adrian Sutil (GER/Force India-Mercedes), a 6.970
10. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 7.305
11. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 8.199
12. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 9.135
13. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 5 tours
14. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 8 voltas
15. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 8 voltas

Mundial de pilotos:

1. Mark Webber, Aus 78 pontos
2. Sebastian Vettel, Ale 78 pts
3. Fernando Alonso, Esp 73 pts
4. Jenson Button, GB 70 pts
5. Felipe Massa, Bra 61 pts
6. Robert Kubica, Pol 59 pts
7. Lewis Hamilton, GB 59 pts
8. Nico Rosberg, Ale 54 pts
9. Michael Schumacher, Ale 30 pts
10. Adrian Sutil, Ale 18 pts
11. Vitantonio Liuzzi, Ita 9 pts
12. Rubens Barrichello, Bra 7 pts
13. Vitaly Petrov, Rus 6 pts
14. Jaime Alguersuari, Esp 3 pts
15. Nico Hülkenberg, Ale 1 pt

Mundial de Construtores:

1. Red Bul-Renault, 156 pontos
2. Ferrari, 134 pts
3. McLaren-Mercedes, 129 pts
4. Mercedes GP, 84 pts
5. Renault, 65 pts
6. Force Índia-Mercedes, 27 pts
7. Williams-Cosworth, 8 pts
8. Toro Rosso-Ferrari, 3 pts

Próximo Grande Prémio
Imagem
Lap Distance: 3.317miles/5.3070km
Lap Record: Jenson Button 1m27.579
Race Distance: 192.386miles/307.8180km
Number of Laps: 58
"O mal de muita gente não é a falta de ideias, mas um excesso de confiança nas poucas que tem"
Responder